quarta-feira, 3 de outubro de 2018

7: Dança do Ventre

                         Dança do Ventre


Resultado de imagem para imagens de pessoas dançando dança do ventredança de ventre é uma famosa dança praticada originalmente em diversas regiões do Oriente Médio e da Ásia Meridional. De origem primitiva e nebulosa, datada entre 7000 e 5000 a.C,seus movimentos aliados a música e sinuosidade semelhante a uma serpente, e tinham como objetivo preparar a mulher através de ritos religiosos dedicados a deusas para se tornarem mães. No Oriente é conhecida pelo nome em árabe raqṣ sharqī,( literalmente "dança oriental"), ou raqṣ bládi, literalmente "dança da região", e, por extensão, "dança popular"), ou pelo termo turco çiftetelli.
É composta por uma série de movimentos vibrantes, impactantes, ondulações e rotações que envolvem o corpo como um todo.Na atualidade ganhou aspectos sensuais exóticos, sendo excluída de alguns países árabes de atitude conservadora.
Resultado de imagem para imagens de pessoas dançando dança do ventre É comum atribuir a origem a rituais de fertilidade no Egito, embora a Egiptologia afirme que não há registros desta modalidade de dança nos papiros - as danças egípcias possuíam natureza acrobática. É possível que alguns dos movimentos, como as ondulações abdominais, já fossem conhecidos no Antigo Egito, com o objetivo de ensinar às mulheres os movimentos de contração do parto.
Por possuir elementos corporais e sensuais femininos, acredita-se que sua origem remonta ao Período Matriarcal, desde o Neolítico, cujos movimentos revelam sensualidade, de modo que a forma primitiva era considerada um ritual sagrado. A origem está relacionada aos cultos primitivos da Deusa Mãe, Grande Deusa ou Mãe Cósmica:provavelmente por este motivo, os homens eram excluídos do cerimonial. As mais antigas noções de criação se originavam da ideia básica do nascimento, que consistia na única origem possível das coisas e esta condição prévia do caos primordial foi extraída diretamente da teoria arcaica de que o útero cheio de sangue era capaz de criar magicamente a prole.
Resultado de imagem para imagens de pessoas dançando dança do ventre


8: Dança Yangko




Dança Yangko

yangko entre os estilos de dança mais populares do mundo












É uma dança da tradição e cultura do grupo chinês Han. Sua origem foi a partir da cultura chinesa e permanece como a mais popular na China. Ao se movimentar, deve-se balançar o corpo em determinado ritmo. Os quadris e a cintura são usados para conduzir os pés no ritmo da música. A dança tem existido por mais de mil anos na cultura chinesa.

Resultado de imagem para dança yangko origem

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

9: O Sapateado

O SAPATEADO

Resultado de imagem para imagens de pessoas dançando sapateadoPosteriormente, desenvolveu-se a partir do período da primeira Revolução Industrial. Os operários costumavam usar tamancos clogs para isolar a umidade que subia do solo e, nos períodos livres, reuniam-se nas ruas para exibir sua arte: quem fizesse o maior e mais variado número de sons com os pés, de forma mais original, seria o vencedor. Por volta de 1800, os sapatos foram adaptados especialmente para esta dança. Os calçados eram mais flexíveis, feitos de alumínio, e moedas eram fixadas à sola, para que o som fosse mais limpo. Mais tarde, finas placas de pedra taps passaram a ser fixadas no lugar das moedas, o que aumentou ainda mais a qualidade do som.
Nos EUA desenvolveu-se o chamado sapateado americano, introduzido no país por volta da primeira metade do século 19, na fusão que uniu ritmos e danças dos escravos, que já possuíam um estilo de dança próprio baseado nos sons corporais, com os estilos de sapateado praticados pelos imigrantes irlandeses e colonizadores ingleses.
Resultado de imagem para imagens de pessoas dançando sapateado
A partir da década de 30 o sapateado ganhou força e popularidade com os grandes musicais, que contavam com a participação de nomes como Fred Astaire, Gene Kelly, Ginger Rogers, Vera-Ellen e Eleanor Powell. Depois de um período de declínio do final da década de 50 ao inicio dos anos 70, nomes como Gregory Hines e, em especial, Brenda Bufalino (diretora da American Tap Dance Foundation) revitalizaram o sapateado americano, impulsionando toda uma nova geração, de onde surgiram nomes como o do grande astro Savion Glover.
Profissionais de sapateado americano realizam periodicamente workshops e shows internacionais, levando a arte do sapateado para diversos países: além da Irlanda e Estados Unidos, países como França, Austrália, Alemanha, Espanha, Israel e Brasil possuem grupos, coreógrafos e estúdios de sapateado de expressão. O Brasil, em particular, recebe anualmente diversos profissionais americanos como forma de intercâmbio entre os grandes mestres da tap dance e os diversos núcleos de sapateado existentes por todo o território nacional.

Resultado de imagem para imagens de pessoas dançando sapateado